terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tradução: "A sociedade industrial e o seu futuro", Theodore Kaczinsky, parte 1

"Introdução

1. A Revolução Industrial e suas consequências foram um desastre para a espécie humana. Elas aumentaram drasticamente a expectativa de vida daqueles que vivem nos países “avançados”, mas desestabilizou a sociedade, tornaram a vida incompleta, subjugaram os seres humanos à indignidades, promoveram sofrimento psicológico generalizado (e também sofrimento físico, principalmente nos países do Terceiro Mundo) e infligiram sérios danos à natureza. O desenvolvimento contínuo da tecnologia agravará a situação. Certamente os seres humanos serão sujeitados à indignidades ainda maiores e muitos outros danos serão impetrados à natureza, provavelmente haverá ainda mais desordem social e sofrimento psicológico, e, possivelmente, aumentará o sofrimento físico até mesmo nos países “avançados”.

2. O sistema tecnológico industrial pode sobreviver ou não. Caso sobreviva, pode, eventualmente, proporcionar um nível baixo de sofrimento psicológico e físico, mas apenas após passar por um longo e muito doloroso período de ajustamento, com o custo de reduzir permanentemente a vida dos seres humanos e muitos outros animais à produtos forjados e meras engrenagens na máquina social. Além disso, caso o sistema sobreviva, as consequências serão inevitáveis: não há maneira de reformar ou ajustar o sistema de forma a prevenir um esvaziamento da dignidade e autonomia humanas.

3. Caso o sistema colapse, as consequências ainda assim serão muito dolorosas. Porém, quanto mais o sistema cresce, mais desastrosos os resultados do seu colapso serão, então, se o colapso é desejado, que aconteça o mais rápido possível.

4. Nós, portanto, advogamos a revolução contra o sistema industrial. Esta revolução pode ou não fazer uso da violência: pode ser repentina ou pode ser um processo gradual estendendo-se por algumas décadas. Não podemos fazer previsões sobre isso. Mas podemos descrever em linhas gerais as medidas que aqueles que odeiam o sistema industrial deveriam tomar para preparar o caminho para a revolução contra essa forma de sociedade. Esta não será uma revolução política. Seu objetivo será a derrubada das bases econômicas e tecnológicas da atual sociedade, não necessariamente dos governos.

5. Neste artigo damos atenção à apenas alguns dos desenvolvimentos negativos que cresceram com o sistema tecnológico-industrial. Outros problemas nós mencionamos apenas brevemente ou simplesmente ignoramos. Isto não significa que consideremos esses problemas sem importância. Por razões práticas restringimos nossa discussão para assuntos que receberam pouca atenção pública ou sobre os quais temos algo novo a dizer. Por exemplo, como há movimentos ambientalistas e de proteção à vida selvagem bem desenvolvidos, escrevemos muito pouco sobre degradação ambiental e destruição da vida selvagem, o que não significa considerarmos esses assuntos sem importância".


-----



Nenhum comentário:

Postar um comentário