domingo, 16 de dezembro de 2012

Paraísos Artificiais, 2012 (direção de Marcos Prado)


    O argumento central é o acaso. Os dois personagens principais carregam consigo a culpa pela morte de pessoas amadas. Coloca-se, quanto a este aspecto o problema da forma como as coisas acontecem, e daí o fato de que não é possível saber se poderiam acontecer de outras forma.

    Mas o acaso tem um elemento comum que faz as coisas convergirem de modo que o acaso converta-se quase em destino: é o sexo. Na verdade é uma associação entre sexo, drogas, experiência mística e festa. O desejo de estar na festa faz com que Nando não esteja com o pai na ocasião em que o mergulho teve como consequência sua morte. Érica estava fazendo sexo com Nando e não percebeu que a amiga, Lara estava morrendo de overdose. A convergência toda das coisas começa exatamente no fato de que Nando e Érica se conheceram justamente na festa para a qual Nando foi em vez de ir ao mergulho com o pai. A desistência do mergulho está associada à morte do pai e à de Lara. (Mas, de fato, não é possível saber como seriam as coisas se suas condições fossem outras.)

   Mas as mortes não acabam aí. O irmão de Nando possivelmente morre enquanto Nando reencontra Érica no Rio de Janeiro. O irmão começou a se envolver com traficantes no momento em que Nando esteve na cadeia, por 4 anos, justamente por seu envolvimento com tráfico de drogas. As drogas trazidas por Nando ao Brasil foram conseguidas em Amsterdã, onde Nando reencontrou Érica pela primeira vez, no entanto, sem reconhecê-la da ocasião da festa. O amor entre eles gerou um filho (e três mortes).
   Esteticamente o filme intercala temporalidades e as experiências separadas de Nando e Érica. Deste recurso cria-se a expectativa para a convergência entre as duas trajetórias e pela recomposição da linearidade do tempo. Inicia com o período após a saída de Nando da prisão, passa para as disposições de Érica antes da festa e seu envolvimento amoroso com Lara. Neste momento já se sabe que Érica está na festa para tocar como DJ, e é isso que a levará depois a viver em Amsterdã, onde reencontrará Nando. Segue o encadeamento de pedaços de temporalidades diferentes e as cenas longas de sexo, viagens de droga e de festa com música eletrônica colocam pausas na sucessão dos acontecimentos, fazem certas situações levarem mais tempo até chegar ao seu desfecho, estabelecem momentos de expectativa entre uma coisa e outra, tudo isso em função do modo como são constituídas as sequências que encadeiam situações de cada temporalidade considerada.

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