sábado, 10 de agosto de 2013

Situações

1- Às vezes parece que falta muito pouco, mas justamente esse pouco é insuperável.

2- Os assentos especiais para grávidas, velhos, e deficientes nos bancos e nos ônibus, são indícios que revelam o que é a vida moderna. Obviamente que a partir do momento em que se vive em uma grande cidade é preciso obrigar as pessoas a serem gentis.
Mas isso nem é uma questão de gentileza, na verdade. Na verdade é inevitável que seja assim. Ninguém é capaz de dizer bom dia a todos com quem se pode cruzar pelas ruas e dentro dos supermercados. Os atendentes dos caixas dos supermercados, por sua vez, precisam ser obrigados a olha na cara o cliente e sorrindo, dizer-lhe bom dia. O padrão de atendimento é capaz de tornar mais agradável a manhã dos clientes dos supermercados quando um gerente de loja tem a função de garantir a manutenção da simpatia artificial que rompe com a inclinação natural do homem urbano à indiferença.

3- Eu ia subindo sozinho aquela rua inacreditavelmente íngreme pela qual resolvi me conduzir no meio da noite.
A dor começou leve e depois foi logo aumentando sem nenhuma consideração ao meu arrependimento e aos meus apelos silenciosos a entidades imaginárias genéricas, de que iria com certeza, daqui em diante, me comportar melhor. Sentia meu estômago sendo rasgado novamente. Pela boca já iam me escapando arrotos que me davam, pelo sabor que tinham, a certeza de que se havia azedado dentro da minha barriga todo o peixe com fritas e arroz e suco engolidos no almoço.

4- Um homem mais velho de cabelos grisalhos bem arrumados. Roupa social e um ar de quem, após longo tempo dedicado a ser reconhecido como responsável e competente, tornou-se também acostumado a dar ordens. Neste momento, no entanto, com a mesma disciplina que "o fez chegar onde chegou", ele ouve um almofadinha, pelo menos 20 anos mais jovem, que lhe explica a maneira correta de dar aos clientes a senha de atendimento comum ou preferencial. Será essa a função que executará daqui em diante. O salário será mais baixo, a autoridade será nenhuma, a prática profissional de anos de experiência é agora completamente inútil. Mas é preciso trabalhar e ocupar a cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário