domingo, 4 de maio de 2014

Um lampejo de: (o) colocar-se publicamente como postura eticamente necessária

1- "Mas um homem desses não é um caso muito claro. Já que, na medida em que não forem devaneios ociosos, suas ideias são apenas realidades ainda não nascidas, naturalmente também ele tem senso de realidade; mas é um senso para a realidade possível, e chega ao seu objetivo muito mais devagar do que o senso para possibilidades reais, que a maioria das pessoas possui. Ele deseja a floresta toda, o outro quer as árvores; e floresta é algo difícil de expressar, enquanto árvores significam tantos e tantos metros cúbicos de determinada qualidade. Ou talvez se exprima isso melhor de outro modo, e o homem com senso comum de realidade se assemelha a um peixe que abocanha o anzol sem ver a linha, enquanto o homem com aquele senso de realidade, que também se pode chamar senso de possibilidade, puxa uma linha pela água e não tem ideia se existe uma isca presa nela. Uma extraordinária indiferença em relação à vida que morde a isca traz consigo o perigo de fazer coisas totalmente aleatórias. Um homem sem senso prático - ele não apenas parece assim, mas é assim - é inconfiável e imprevisível no trato com as pessoas. Cometerá atos que lhe significam outra coisa do que para os demais, mas tudo o deixa tranquilo desde que possa ser sintetizado numa ideia extraordinária. Além disso, ele hoje ainda está muito longe de ser consequente. É bem possível que um crime que prejudique a outros lhe pareça apenas um erro social, cuja culpa não cabe ao criminoso mas à ordem social. Mas é de duvidar que, recebendo uma bofetada, ele a considere insulto da sociedade, ou tão impessoal quanto lhe pareceria a mordida de um cão; provavelmente primeiro ele devolverá a bofetada, depois pensará que não devia ter feito isso. E por fim se lhe roubarem uma amada, ele hoje ainda não conseguirá ignorar inteiramente a realidade desse fato e consolar-se dessa perda com uma emoção nova e surpreendente. Essa evolução ainda está em curso, e para o indivíduo representa ao mesmo tempo fraqueza e força.
E como a posse de qualidades pressupõe certa alegria por serem reais, podemos entrever como uma pessoa que não tenha senso de realidade nem em relação a ela própria pode sentir-se de repente um homem sem qualidades." - Robert Musil, "O homem sem qualidades" (1930-1943)

2- Saí então, andando sozinho. De vez  em quando encontro conhecidos e daí faço tipo. O álcool no sangue em abundância fez-se a matéria para uma atitude nova, engraçada e temporária que eu, ansioso de transformações, chamei espontaneidade.
Mais tarde, contra a minha razão, comi um cachorro quente enorme cheio de puré e creme de milho. Duas salsichas, batata palha.

3- Todas as noites ela está [...] Sem graça como uma mancha cinza na parede de um escritório de contabilidade. Gosta de comidinhas e bebidinhas caras e estuda muito sem saber pra-quê. É de uma futilidade assustadora. Ela construiu, no entanto, em relação a mim perfeitamente a ficção de uma convivência. Seus gestos, suas palavras, suas considerações sobre mim e sobre os outros preenchem com imaginação a mais completa ausência de contato real.

4- Os dragões e o fogo, para minha surpresa, tem um sentido mais real do que tudo o que até aqui considerei real. Eles conduzem à enorme Ásia/às profundezas da Ásia, sobre a qual pende frágil a Europa que, apesar de sua notável fragilidade, vai contaminando tudo, à medida em que revira do avesso tudo aquilo que aí está, preferencialmente inerte sob o sol. Mas a beleza do trágico constitui uma sedução tão inescapável, que fica difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário