terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

vg: mae, me dah 1500 reais preu comprah um playstation 3?
mãe: Aaaah, menino..Não dou, não. Isso é coisa de criança.
vg: nao eh nao..tem ateh jogos para maiores de 18 anos.
mãe: Não importa. Se não fosse coisa de criança eu dava, você sabe. Por vocês eu já dei muito duro nessa vida, consegui criar meus filhos com meu suor. Se fosse pra investir no seu estudo faria tudo. Não pode parar de estudar. Estudo é tudo, meu filho. És-tudo.
vg: ... é ... entao me dah 100 mil preu doar pra um arquivo do estado q tah mto precario e os documentos estão perdendo.
mãe: Não também. Papel velho.
vg: mae! é a memória da sociedade. a mínima crítica social precisa estar fundada historicamente.
mãe: A mínima ponte está fundada em pedras, cimento, metal.
vg: [murmurando] vidro, concreto e metal..capitalista filho da puta..
mãe: Quem? Eu?
vg: não, mãe. mas, mãe, essa concepção sua de ciencia tá mto ultrapassada. essa idéia de aplicabilidade prática na vida da sociedade é muito século XIX. e se for assim, a história também tem aplicação prática.
mãe: [fitando] ...
vg: a gente atua culturalmente, mãe. a revolução da condição social, política e economica atual tem que passar pelo campo cultural, pelas mentalidades.....PELA ESTÉTICA! a arte tb não serve pra nada?
mãe: huuumm..não sabia que história era arte.
vg: não é!!! dei um exemplo...tava querendo..a cultura é desvalorizada frente a política..
mãe: não falei de política..
vg: to dizendo que a senhora participa de uma concepção mto difundida hj em dia onde o entendimento cultural da sociedade é relegado a um segundo plano. o que mostra muito bem isso é a valorização profissional que o mercado dá pra engenheiros e não dá pra historiadores. é mais importante uma ocupação relacionada a produção de lucro e ao controle do capital. eu poderia ir mais longe e discorrer sobre a perversidade da sociedade ocidental, capitalista e de tradição judaico-cristã, que perpetua a configuração atual da sociedade de exploração do homem pelo homem através da produção contínua de discursozinhos como a pátria, o selfmade man, o individualismo,o trabalhador honesto........o mito do amor materno.....
mãe: o que?
vg: ............ nada não, mãe...

Um comentário: