quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pequena frase do Mestre

"Things just happen, one after another. They don´t care who knows. But history... ah, history is different. History has to be observed. Otherwise it´s not history. It´s just... Well, things happening one after another."

Pratchett, Terry. Small Gods. NY, Harper, 2008, p. 2.


O paragrafo posterior a esse eu ignoro. Bah. Wth, vou copiar aqui também:

"And, of course, it has to be controlled, Otherwise it might turn into anything. Because history, contrary to popular theories, is kings and dates and battles. And these things have to happen at the right time."

É interessante de um ponto de vista. Mas também possuo uma crítica de outro.
O primeiro ponto, é que precisa "ser controlado para não virar qualquer coisa." Ou seja, retomando a citação anterior, o que caracteriza a história é a observação. É a terceira pessoa fora dela que observa os acontecimentos se desenrolarem e lhe dá um valor histórico. É importante ter um controle disso, senão vira um vale-tudo. Aonde tudo pode ocorrer. Mas, afirmar que a história é, e note a enfase no verbo, reis, datas e batalhas é, de certa maneira, afirmar que o positivismo está certo.

Mas lógico que, nisso, existe, talvez certa sátira-irônica. Acredito que a primeira afirmação remete a idéia do discurso. Ou seja, a idéia da necessidade de um terceiro. Mas ele esculhamba com isso afirmando que a história é fatos e que eles que precisam estar bem observados.

Bah, nem sei o que eu to falando aqui. Tentar levar a sério essas coisas é destruição. A verdade é que a primeira frase é legal e me fez pensar várias coisas. Até eu ler a segunda e me decepcionar e perceber que minhas interpretações são estavam de acordo com a fonte.

2 comentários:

  1. eh..e dizer q "these things have to happen at the right time" me incomoda tb...nao fica parecendo q a historia nada mais eh q etapas q se sucedem em uma determinada ordem? aih sim dah mais razao ao positivismo..
    o fato d enfatizar datas, reis e batalhas me incomoda por algo q acho q seja pior: mostra o quao arraigado estah essa nocao d historia q a gente ridiculariza desde a primeira aula do xalub com o texto do Carr..

    ResponderExcluir
  2. esse pratchett... acho que ele reaparecerá em outras postagens, não sei por que...

    não louve em demasia suas fontes gaetano...

    zé... "nossa" noção de história é minoritária; ao menos é isso que eu percebo quando mais converso por aí.

    ResponderExcluir