segunda-feira, 15 de março de 2010

Desespero

Sorenito bebia demais apesar de sua fé em Cristo. Ainda assim, Cristo, que é piedoso, perguntou-lhe:
- Filho, por quê bebes?
- Mano - respondeu o garotinho - sei lá...
- Tu é alcoólatra?
- Não sou alcoólatra! Sou um menino infeliz...
- Uuuuuuuuuh! nhó nhó! tá tristinho? uhauhauhauha!!! - zuou Cristo
- Mais respeito, mano! Sou filósofo e cristão, sei das coisas. Bebo minha pinga como quem toma um remédio contra o mal que há na alma humana! O bar é hospital dos solitários.
- Nhó!
- Porra, mano! - revoltou-se Sorenito - Vai ficar de gracejo? Não vê que preciso encontrar meu EU verdadeiro? Encontrá-lo-ei em você, Cristo.
- Já volto - respondeu Cristo e saiu pela porta, ou melhor, pela parede, porque Cristo atravessa a parede, que é o próprio Cristo, ou melhor, que é parte do próprio Cristo transformado em matéria, em parede.
Sorenito, em meio ao desespero pegou na geladeira uma garrafa de pinga com flocos de gelo e saiu - pela porta. Sentou-se na calçada e começou a beber, enquanto observava as pessoas passando, os cachorros passando, alguns poucos carros. "Pobres pessoas comuns", pensou.
De repente um caminhão passou tão rente à calçada, que esmagou as pernas do pequeno pensador. Entretanto, Sorenito percebeu que estava tão bêbado que era como se o caminhão tivesse passado por pernas que não eram suas. "Não sinto minhas pernas como minhas porque meu Eu se perdeu de mim", pensou no embalo da sabedoria alcóolica. Então comentou com o cachorro que se coçava a seu lado:
- Tô zuado, vou dormir.
- au! au!
Levantou-se e foi pra casa. Depois de muito tempo dormindo e refletindo em sonhos sobre seu desespero existencial, um estalo fez com que abrisse os olhos. Então caiu o teto bem em cima de sua cama quentinha e protegida. Apesar de tudo, morreu como se fosse um tomate fresco levando uma chinelada.

3 comentários:

  1. O Materialismo do mundo é mais destruidor que as reflexões existenciais.

    ResponderExcluir
  2. tanto "materialismo" quanto "reflexões" são potencialmente destruidoras. e outra, reflexão e condições materiais interagem [ou talvez não possam ser instâncias separadas...] para levar adiante o conjunto de vidas de merda na maravilha de humanidade.

    voltando ao desespero. ele é tanto material quanto reflexivo, desenvolve-se paralelamente ao mundo e ao "eu": quando a percepção de si e a percepção de si perante o mundo abalam as bases em que um indivíduo ou um conjunto de indivíduos pautava a existência, há a possibilidade do desespero [ou da revolta ou da resignação consciente]. as condições materias influenciam o pensamento; o pensamento proporciona novas maneiras de agir perante as condições materiais.

    e Sorenito acabou tal qual um tomate fresco, mais um ingrediente para essa salada podre em que vivemos e morremos. [obs: ai que pessimistinha, mamãe!]

    ResponderExcluir