domingo, 5 de junho de 2011

Consideração Sobre o Primeiro Problema da Observação

Bleh.

Pensando um pouco sobre o assunto, devido a conversa com algumas pessoas por aí sobre meu Primeiro Problema da Observação (http://intelectuaistransgenicossatanicos.blogspot.com/2011/05/primeiro-problema-da-observacao.html), principalmente com o Zé (desse Blog) talvez. Bom, em grande parte, esse post é escrito baseado na última conversa que tive com ele. E minha questão é tentar deixar mais claras minhas idéias no post mencionado acima. Bom, iniciemos esse processo doloroso:

Bom. O Primeiro Problema da Observação é ver o objeto pelo o que ele é. Mas, isso não implica em falar numa visão objetiva, mesmo porque, eu não acredito nisso. Toda visão, a partir do momento que é realizada por um indivíduo, e ela só pode ser gerada por um sujeito, é subjetiva. Ou seja, o problema da observação é tentar compreender como essas características subjetivas se manifestam. Não para eliminá-las, mas para poder ter, em certa medida, uma maior liberdade. Não é possível separar o Observar do Sentir, essas duas ações se manifestam em conjunto. Quando olhamos, temos nossos sentimentos presentes, temos toda a situação do momento, temos influências várias. Tudo se conectando com nossa visão, e fazendo-nos ter uma impressão do objeto que olhamos. O Observar implica em tentarmos reconhecer esses sentimentos envolvido, essa situação, essas influências, esse é um primeiro passo para termos uma visão mais apurada. Uma visão que permita com que tenhamos uma maior capacidade de ação. Mas nunca eliminar a subjetividade ou buscar a objetividade. Mesmo porque, o real só existe enquanto percepção. E toda percepção tem um individuo na origem.

É complicado. Não sei se o que digo faz sentido nem para mim. Ainda preciso deixar essas idéias sedimentarem um pouco. Enquanto isso posto-as no ITS para não esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário