terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Variação: Confessions of a Dangerous Mind

Mas que coisa fácil, havia pensado, dias atrás, quando se inscreveu para o programa. Era um programa novo. Mas o prêmio era bom: Uma geladeira nova! Daquelas que se vê nos comerciais, com as pessoas sorridentes. Mal podia esperar para mostrar para a familía. Iria uni-los como nunca. E tudo que precisava fazer era ir no nesse programa e contar suas realizações na vida.

Agora estava sentado em frente as câmeras. O apresentador era gente boa, antes de levá-lo para o palco disse que se não quisesse participar tudo bem. Mas por que não iria? Uma geladeira nova! Família sorrindo! Que nem naqueles comerciais. A que tinha em casa era pequena. Ficava tudo apertado. Mas com a nova seria diferente. A familía sorriria com as coisas mais separadas! Mal podia esperar.

Tinha mais dois caras ali. Conversou com eles um pouco antes de entrar no palco, não muito: não era uma boa estratégia. Eram seus concorrentes. No final, só um deles levaria a geladeira nova.

O programa era ao vivo. Tudo ocorrera bem no primeiro bloco. Só tivera que falar um pouco quem era, fazer uma conversa com o apresentador, os outros dois caras. Só para enturmar o público. O desafio viria depois. Mal podia esperar. Até suava um pouco.

Logo estava lá. Sozinho. Só as cameras, a platéia e o apresentador olhando para ele. Ninguém ousava interferir. Olhavam sério a cada palavra que dizia. Contava sobre sua vida, ia recuperando memórias esquecidas e colocando-as na história. Olhavam para ele, um olhar profundo e silencioso. Contava sobre a família, a mulher, os filhos. As trevas pareciam encobrir tudo naquele espaço, será que reduziam a iluminação? Sobre o emprego. Ou era impressão? Colocava os sentimentos em cada palavra, queria a geladeira. Os olhares, o poder dos olhares, sérios. Dizia dos seus planos de jovem. Suava, as mãos tremiam, os olhares no fundo de sua alma. Suas conquistas. A geladeira. Pegou a arma em cima da mesa e disparou.

Perdeu a geladeira e os sorrisos da família. Trocou-os pela vida, que se esvaia no sangue rubro escorrendo pelo palco.

"I came up with a new game show idea recently. It´s called 'The Old Game'. You got three old guys with loaded guns onstage. They look back at their lives, see who they were, what they accomplished, how close they came to realizing their dreams. The winner... is the one who doesn´t blow his brains out. He gets a refrigerator.'
Confessions of a Dangerous Mind.

Um comentário:

  1. Gostei bem bastante desse, principalmente do parágrafo que começa "Logo estava lá. Sozinho. Só as...".

    A frase final também é impactante: escolheu pela vida a escorrer de si mesmo [interessante a não-menção da palavra "morte" ou "suicídio"] como um último ato de bravura/desespero muito mais compensatório do que uma geladeira ou os sorrisos dos familiares.

    ResponderExcluir