terça-feira, 29 de junho de 2010

Adversidade .2

Outro dia tive a experiência da pesquisa histórica. O arquivo ficava no meio do bosque, e isso me permitiu muito contato com a natureza. Muito...
Apesar dos arquivistas, dos animais e da poeira documental dos séculos, creio que posso dizer que gostei mais ou menos.
Agora tenho uma câmera e posso fotografar os documentos para ler em casa. No arquivo não permitem que eu tome café enquanto leio os documentos. Também não permitem que eu leia deitado na cama, debaixo de cobertas, apesar das vantagens que isso traria.
No meio de toda a diversão que é brincar de historiador, não pude deixar de lembrar da advertência do professor: "No meu tempo tinha que transcrever o documento inteiro! O arquivo fechava e não dava tempo pra acabar! Vocês tiram fotografia digital, são uns merdas, serão uns historiadores de merda!"
Acho que quando eu for docente vou passar descompostura nos alunos. É provável que nessa época o desenvolvimento da técnica produza alguma máquina capaz de analisar o documento. Vai dar apenas o trabalho de apertar o botão para escolher com qual teoria você quer analisar, e ela recorta os trechos pertinentes fazendo as considerações mais convenientes. "Na minha época tinha que fotografar TUDO com máquina digital! di-gi-tal! seus merdas..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário