quarta-feira, 9 de junho de 2010

Curtas: Reflexões aleatórias

Em primeiro lugar, talvez essas reflexões soem como óbvias. É possível, mas não ligo. No fundo, são maneiras de tentar sistematizar em palavras algumas idéias.

Memória

1. O passado não existe. Só existe a Memória do passado.

2. Dialética do Tempo da Memória: a Memória é um vestígio mental do passado ao mesmo tempo em que é uma realidade presente. Ela forja o indivíduo, o coloca no lugar em que ele está, pelo menos mentalmente.

3. Se o passado não existe a Memória só pode estar localizada, em sua totalidade, no presente. Assim, ela possui um conteúdo passado, mas pensá-la só é possível com os filtros do presente.

4. A Memória só existe quando observada. Observar adiciona perspectiva. Assim, recuperar uma Memória não é reapropriá-la no presente?

Vestimentas

5. Roupas são estruturas sociais.

6. Elas limitam a realidade social, na medida que, embora eu seja teoricamente livre para sair vestido como quiser, praticamente não poderei fazê-lo, sob o risco de ser humilhado publicamente por vizinhos, conhecidos, desconhecidos.

7. Roupas determinam uma primeira impressão, são um símbolo social que define, aos olhos do observador, de maneira consciente ou não, o estilo de vida.

8. Como símbolos sociais estão sujeitas a se enfraquecerem ou se fortalecerem.

Relações Humanas - Primeiro Contato

9. O primeiro contato é formado pela busca de interesses em comum.

10. A possível materialização desses interesses comuns, na forma de CD, DVD ou Livro, permite a troca, o empréstimo de interesses.

11. Emprestar algo é uma tentativa de garantir um reencontro.

12. Até que ponto os interesses conscientes ou inconscientes precedem o primeiro encontro? Pensando num caso bizarramente platônico, não me apaixonarei sempre pelo mesmo tipo de garota? Eternamente, num ciclo sem fim, pelo menos enquanto meus gostos e interesses se mantiverem os mesmos?

Relações Humanas - Paixão à Primeira Vista

13.
Existem pelo menos três componentes da atração por outra pessoa pela vista: corpo, estilo e gestos. Corpo é o básico da natureza física da pessoa, sua silhueta, cor de cabelo (se este for natural), cor dos olhos. Estilo é a maneira como essa pessoa se veste e corte de cabelo. Gestos é a maneira como essa pessoa se comporta.

14. A paixão será mais forte quanto mais esses componentes mexerem com o imaginário da pessoa que observa.

15. Um quarto componente pode ser encontrado no tempo, na repetição. Quanto mais vezes, em mais situações o observador puder ver determinada pessoa, mais ele reforçará ou reprimirá sua paixão.

16. O Amor à Primeira Vista surge quando todos os componentes (e seus sub-elementos) de determinada pessoa sincronizam perfeitamente com o imaginário do observador. Nesse caso, o quarto componente é irrelevante.

Um comentário:

  1. cuidado: não criar sistemas de interpretação.
    cuidado: não dê continuidade à humanidade.
    cuidado: não persevere.

    ResponderExcluir