terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tradução: "A sociedade industrial e o seu futuro", Theodore Kaczinsky, parte 2

Caso queira conferir a parte precedente, clique aqui.

"A psicologia do esquerdismo moderno

6. Quase todos concordarão que vivemos em uma sociedade repleta de problemas. Uma das mais difundidas manifestações da loucura de nosso mundo atual é o esquerdismo, portanto, discutir a psicologia do esquerdismo pode servir como uma introdução para discutir os problemas da sociedade moderna em geral.

7. O que é esquerdismo? Durante a primeira metade do século XX, esquerdismo poderia ser identificado ao socialismo. Hoje o movimento está fragmentado e não é tão fácil dizer quem pode ser considerado um esquerdista. Quando falamos de esquerdistas neste artigo, temos em mente principalmente socialistas, coletivistas, tipos “politicamente corretos”, feministas, ativistas por direitos homossexuais, por direitos à pessoas com necessidades especiais, por direitos aos animais, dentre outros. Todavia, nem todo indivíduo associado a esses movimentos é um esquerdista. O que tentamos colocar em discussão com o esquerdismo não é tanto um movimento ou uma ideologia enquanto um tipo psicológico, ou enquanto um conjunto de tipos relacionados. Logo, o que consideramos “esquerdismo” irá tornar-se mais claro no decorrer de nossa discussão da psicologia do esquerdismo.

8. Ainda assim, nossa concepção de esquerdismo continuará muito menos precisa do que gostaríamos, mas, aparentemente, não há solução para isso. Tudo o que tentamos fazer é indicar de uma maneira irregular e aproximada as duas tendências psicológicas que acreditamos ser a força motriz do esquerdismo moderno. Nós, de maneira alguma, defendemos estar contando toda a verdade sobre a psicologia esquerdista. Além disso, nossa discussão é aplicável apenas ao esquerdismo moderno. Deixamos em aberta a questão sobre até que ponto nossa discussão poderia ser aplicada aos esquerdistas do século XIX e início do século XX.

9. As duas tendências psicológicas subjacentes ao esquerdismo moderno nós classificamos como “sentimentos de inferioridade” e “excesso de socialização”. Sentimentos de inferioridade são característicos do esquerdismo moderno como um todo, já o excesso de socialização é característico de apenas um certo segmento do esquerdismo moderno; contudo, tal segmento é muito influente."

-----



Nenhum comentário:

Postar um comentário