domingo, 7 de novembro de 2010

Rubens e eu 2

"vamos aproveitar esse filhodaputa", ele me disse. eu tinha acabado de apagar um texto inteiro com um só toque do teclado. não, nunca havia feito isso. sim, vou começar a fazer coisas que nunca havia feito. era necessário. estava me embrenhando num campo totalmente novo. eu ia trabalhar num cargo de assessoria do partido do tal filhodaputa. começava amanhã. "ele tá chocando essa candidatura como se fosse um ovo de ouro. vai ser lindo". o rubens tinha o péssimo hábito de falar enquanto eu tentava me concentrar. mas seus comentários me animavam. quando o nervosismo de quem vai a um novo emprego pela primeira vez começava a me atingir ele disse: "será que essa merda de lei não cai até lá?". não tinha pensado nisso. olhei para o rubens e percebi um olhar de apreensão que com certeza também estampava minha cara. a verdade é que estava me acostumando a esse sentimento. o plano já não parecia tão genial agora. encontrávamos vários furos nos quais precisaríamos passar uma cuidadosa agulha com uma linha forte. "você vai precisar de um cargo mais alto. de alcance nacional", eu disse. a essa altura o rubens já sabia disso também. ele estava se candidatando a um cargo de redator chefe, e não havia me dito nada. guardou a surpresa pra dois dias depois, quando obteve a resposta final. sempre que surgiam problemas discutíamos e debatíamos um bom tempo. para muitos não víamos outra forma de lidar a não ser acrescentar um item à nossa "lista marrom". o motivo da cor eu não sei. o rubens escolheu. escrevíamos em poucas e simples palavras o tipo de noção, discurso, idéia, ideal, ideologia, boato e fofoca que queríamos ver circulando pelas cabeças. queríamos inscrever algumas coisas no imaginário coletivo durante esse tempo. indiretamente e subjetivamente, iríamos promover a imagem do filhodaputa, denegrir seus adversários, trabalhar o cenário político nacional conforme nosso plano. eu tinha pra mim que essa era a parte fraca do plano: toda sua estrutura. mas mesmo assim era a parte mais interessante. o próximo passo era iniciar a execução do plano. nos despedimos naquela noite com a certeza de que no outro dia começávamos uma empresa de quatro anso sem descanso.

**************

"qual é o prato de hoje? ótimo. me traz uma cerveja pra acompanhar. não? e a sua mãe? onde tá? ok. passo aí depois. não posso. tenho um filhodap... um camarada pra ajudar. to com ela aqui. agora sou militante. depois te conto. beijo". assim o rubens ia foder isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário